Nova adutora em implantação reforçará abastecimento em área turística de Ilhéus
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) está executando uma obra estratégica para reforçar o abastecimento de água no distrito de Olivença, no litoral sul de Ilhéus. A intervenção inclui a implantação de uma nova adutora de 6 quilômetros de extensão, interligando os sistemas de abastecimento da Zona Sul de Ilhéus ao de Olivença.
O gerente da Embasa em Ilhéus, Robson Silva, explica que “aproximadamente 95% dos serviços estão concluídos”. A previsão é que a nova adutora, que conta com investimentos de R$ 2 milhões para a implantação, seja concluída em agosto, quando o sistema será testado e comece a operar em setembro deste ano.
A captação no rio Tororomba que atende Olivença fica com baixo volume no período do verão, quando aumenta a demanda pelo consumo de água com a chegada de turistas e veranistas.
Mais flexibilidade e reforço na estrutura
Além da nova adutora, será construída uma estação elevatória de bombeamento no Cururupe, onde ocorrerá a interligação entre os sistemas. A obra também inclui a implantação de uma estrutura de bombeamento na rodovia BA-001 (trecho Ilhéus/Olivença), implantação de mais de 10 km de tubulação e expansão da rede de distribuição até a localidade de Jairi.
A ampliação do sistema de Olivença, que conta com dois filtros russos e uma estação de tratamento com vazão atual de 20 litros por segundo, permitirá maior flexibilidade operacional e regularidade no fornecimento, mesmo nos períodos de maior consumo, quando a população da região triplica na alta estação.
Olivença: balneário à beira-mar
O distrito de Olivença, localizado a cerca de 16 km ao sul do centro de Ilhéus, é conhecido por suas praias, águas medicinais e rica herança cultural. O Balneário Tororomba, famoso por suas águas ferruginosas, é um dos principais atrativos, junto a manifestações como a Puxada do Mastro de São Sebastião, que refletem o sincretismo religioso e a presença marcante da cultura indígena Tupinambá.